top of page

NORMA BLUM: "é gratificante saber que nosso trabalho deixou marcas"

Por Yasmim Restum

Cedoc TV Globo

Atriz com mais de cinquenta e nove anos de carreira em teatro, cinema e televisão, Norma Blum iniciou sua jornada aos 12 anos na TV Tupi do Rio de Janeiro. Presente na primeira novela diária da Rede Globo, em 1965, a atriz viveu o despontar da televisão brasileira não só na TV Tupi, mas também na Rede Globo, Excelsior, TV Rio e TV Continental.
 

Escrava Isaura: “essa novela me projetou como atriz internacional”
 

A convite do diretor Herval Rossano, a atriz – que, apesar de consagrada, se considera uma ‘operária do teatro’ – interpretou a mocinha Aurélia em ‘Senhora’ de 1975. Depois vieram a Suzana de “Vejo a Lua no Céu” e Malvina de “Escrava Isaura”.

Tendo participado da primeira versão de “Escrava Isaura”, da Globo, em 1976, e também do remake da Record em 2004, defendeu que apesar da maior quantidade de recursos para produção televisiva hoje em dia, a primeira “Escrava Isaura” se tornou um clássico da dramaturgia com seus figurinos, elenco e direção.  

Sobre a cena na qual a personagem Mavina morre queimada em um celeiro, Norma Blum afirmou ter percebido o carinho da audiência, mas, na época, não se espantou com a violência da cena:

-  Os personagens Malvina e Tobias (Roberto Pirillo) eram tão queridos do público que foi feita uma bolsa de apostas dos fãs que juravam que eles não teriam morrido no incêndio e reapareceriam no final da novela sãos e salvos. Quanto à violência acho que, mais que a morte no fogo, havia cenas de escravos sendo torturados no tronco. Isto é muito mais chocante

De atriz à escritora e palestrante
 

Formada em Letras pela Universidade Santa Úrsula do RJ, fala cinco idiomas, é tradutora de livros para o inglês e intérprete simultânea em congressos e seminários. Norma Blum também é autora dos seguintes títulos: "Exorcize sua bruxa madrinha", também lançado na Espanha como "Transforme em Hada su bruja madrinha"; Palavra de Anjo; Falando com Anjos; O Dragãozinho Sonhador; Arena de Espelhos e Energia Positiva.

Como atriz,  seus trabalhos mais recentes na Rede Globo foram a personagem Olga Brandão, em 2011, da trama "Insensato Coração"; em 2012, a atriz fez uma participação no episódio "A Culpada de BH", da série "As Brasileiras"; e, por fim, gravou uma participação para a novela "Carrossel" do SBT.

 

Há quase três décadas, a atriz vem se dedicando ao estudo da psicologia dos relacionamentos humanos, promovendo oficinas de treinamento pelo Brasil. Conferencista sobre diversos temas, viaja pelo país atendendo a convites de empresas multinacionais, prefeituras e universidades através de workshops, treinamentos de inteligência emocional e de expressão teatral para comunicadores, além de cursos e oficinas de teatro, cinema e televisão.

 

Depoimento concedido por Norma Blum ao Memória Globo e ao jornalista Marcelo Rissato.

bottom of page